A Associação Recreativa, Cultural e Desportiva da Mendiga leva a cabo a organização da 3ª Edição dos “Trilhos da Lapa”, evento a realizar-se no dia 2 de junho de 2024.
O evento realizar-se-á na aldeia da Mendiga, concelho de Porto de Mós, na União de Freguesias de Arrimal e Mendiga e conta com a colaboração da Câmara Municipal de Porto de Mós, da União de Freguesias de Arrimal e Mendiga.
O evento contará com duas provas competitivas de aproximadamente 12km e 21km e uma caminhada de carater não competitivo de aproximadamente 12km. A partidas e chegadas serão realizadas junto à sede da A.R.C.D. Mendiga. A prova tem como diretor desportivo António Narciso.
APRESENTAÇÃO DA PROVA
A prova é constituída por duas provas competitivas e uma caminhada de caracter não competitivo, conforme abaixo:
-
Mini Trail;
-
Trail Sprint;
-
Caminhada.
Independentemente das condições climatéricas a prova será realizada no dia 2 de junho, desde que o organizador entenda que não há riscos acrescidos pelas mesmas para este tipo de evento.
Os percursos percorrem, na sua maioria (94%), estradões, caminhos antigos e trilhos nas serras e vales do maciço calcário estremenho no parque natural das Serras de Aire e Candeeiros. Durante a prova é possível observar:
-
Moinhos da Mendiga;
-
Lapa da Mendiga;
-
Pedreiras;
-
Muros de pedra seca;
-
Lagoas.
HORÁRIO/LOCAIS
Dia 1 de junho (sábado):
-
15h00* – Abertura do secretariado; 18h00* – Fecho do secretariado.
Dia 2 de junho (domingo):
-
07h00* – Abertura do secretariado;
-
08h30* – Fecho do secretariado;
-
09h:00* – Início do trail sprint;
-
09h:20* – Início do mini trail;
-
09h30* – Início da Caminhada.
*Horários sujeitos a alteração.
O secretariado assim como as partidas e as chegadas das provas decorrerão na sede da A.R.C.D. Mendiga.
MATERIAL – Verificação de material
-
Calçado adequado à prática desportiva da modalidade;
-
Mochila/cinto de hidratação (a organização não disponibiliza copos nos abastecimentos);
-
Manta térmica;
-
Telemóvel operacional;
-
Apito;
-
Alfinetes ou porta-dorsal.
INSCRIÇÕES
PROCESSO DE INSCRIÇÃO
-
Só serão aceites inscrições feitas através da plataforma designada para o efeito na página www.recordepessoal.pt, onde deverão seguir as instruções que o processo for indicando, em caso de dúvida deverão contatar geral@recordpessoal.pt.
VALORES E DATAS PARA INSCRIÇÃO
Trail:
Atletas federados na ADAL
-
Trail Sprint 15,00€
-
Mini Trail 13,00€
Atletas não federados na ADAL
-
Trail Sprint 16,00€
Mini Trail 14,00€
Caminhada:
-
A caminhada terá o valor de 6€.
São aceites inscrições até às 24H00 do dia 26 de maio de 2024, após esta data a Associação reserva este tempo para a organização logística e pessoal da prova.
MATERIAL INCLUÍDO NA INSCRIÇÃO
A inscrição das provas de trail incluirá o seguinte:
-
dorsal;
-
brinde;
-
abastecimento(s);
-
refeição ligeira;
-
Seguro.
A inscrição da caminhada incluirá o seguinte:
-
dorsal;
-
brinde;
-
abastecimento;
-
Seguro.
PRÉMIOS E CATEGORIAS
DEFINIÇÃO DA DATA, LOCAL E HORÁRIO DA ENTREGA DE PRÉMIOS
-
A entrega dos prémios será efetuada no local da prova, assim que estejam reunidas as condições para fechar as classificações dos vários escalões e equipas. A entrega de prémios será efetuada apenas aos premiados ou a quem os represente no ato.
DEFINIÇÃO DAS CATEGORIAS
A entrega de prémios será realizada de acordo com o seguinte:
-
três primeiros classificados da geral, masculina e feminina;
-
três melhores equipas;
-
três primeiros classificados de cada escalão, conforme tabela abaixo;
Para uma equipa pontuar numa prova, terá de ser formada no mínimo por três elementos inscritos com o mesmo nome de equipa, sendo que a classificação por equipas no trail spint e mini trail será definida pelo somatório dos três melhores atletas obtidos nos vários escalões (independentemente do sexo).